Ritmo

 

O que é tempo e ritmo?

Em música, tempo rítmico, é a duração de cada unidade do compasso, e também indica o andamento (a velocidade) com que se deve executar um trecho de música (trecho chamado movimento), indicado por expressões técnicas de velocidade (como moderato, alegreto, marcha).

Exemplo na prática:

Download - Primeiros Erros

Compasso Simples


Você vai tangir as cordas do violão de cima para baixo de forma suave atingindo todas as cordas. Manter um tempo igual para todos os movimentos garante um compasso equilibrado, sustentando o ritmo da melodia.

Compasso Duplo

Neste exercício você vai tangir as cordas do violão, suavemente, de cima para baixo e retornando de baixo para cima, tentando manter a mesma velocidade dando consistência ao ritmo.

Exemplos de alguns ritmos representados graficamente por setas:
Lendo o esquema:
Setinha Preta para Baixo: tangir as cordas de cima para baixo com o polegar;
Setinha Branca para Baixo: tangir as cordas de cima para baixo com a unha do polegar;
Setinha Branca para Cima: tangir as cordas de baixo para cima com a polpa do indicador.

Download - Beijinho Doce (Valsa de 3 tempos)

E assim é executado para qualquer técnica de batida que se use.
Uma das Batidas mais usadas é a de Pop Rock ou Batida de 5 (modo simplificado) como vocês verão por aí na internet com o nome popular.
Vejamos o desenho gráfico (por setinhas) desta batida:


Esta representação mostra o exemplo do que chamamos "Ciclo da batida". Ela possui 6 tangidas de corda, sendo duas para Baixo, duas para Cima, uma para Baixo e terminando o ciclo com uma para Cima. A repetição deste "ciclo" de forma uniforme das tangidas cria o ritmo. Vamos ver um exemplo.